Encontro de Mídias Digitais e Ciberpolítica - 2017

  Edital

PRORROGADO O PRAZO PARA ENVIO DE RESUMOS! ATÉ DIA 24/11!


A Equipe de Organização do Encontro de Mídias Digitais e Ciberpolítica abre, a partir deste edital, as inscrições para a apresentação de trabalhos orais, assim como outras questões do evento que ocorrerá no dia 08 de Dezembro de 2017, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos.

O evento tem como objetivo a discussão sobre as mídias digitais e a política no mundo ciber; é organizado em comemoração de um ano de existência do Grupo de Pesquisa em Gênero e Ciberpolítica, através de recursos financiados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Passando por temas como ciberativismo, arquitetura eletrônica, desobediências digitais, organizações políticas (sejam elas de movimentos sociais ou partidos) e até mesmo linguagens e discursos eletrônicos, o Encontro de Mídias Digitais e Ciberpolítica visa um diálogo entre a produção de conhecimento acadêmico e as organizações políticas virtuais. Utilizamos na divulgação do evento a estética Glitch, que se baseia nos erros das transmissões eletrônicas para atacar os códigos digitais que compõem os arquivos,  questionando os centros hegemônicos de produção de informação, e a naturalidade com que as recebemos, denunciando  a precarização digital produzida politicamente em países e grupos periferizados.

Abrimos aqui a chamada para apresentações de trabalhos no evento. Funcionando de forma aberta e multidisciplinar, não dividiremos por GTs, mas sim por temáticas (trabalhos que não se encaixem com as temáticas aqui apresentadas mas que dialogam com Mídias Digitais e Ciberpolítica podem ser enviados de qualquer forma):

  •      Arquitetura Eletrônica: A partir de uma discussão mais teórica, a temática se constrói com base na computação em si, como a história, metodologias e o papel da internet, discussões de informática, BigData, sociedade em rede e galáxia internet;

  •      Internet e Política: Visando o eixo da ciência política, desenvolvem-se aqui trabalhos que dialoguem e integrem política e mídias digitais. Assim, discussões baseadas em ciberpolítica, cibercampanha, marketing digital, partidos políticos nas redes e outras organizações no mundo digital cabem a esta temática;

  •      Discursos e Linguagens Digitais: fundamentando-se em análises, entendemos como pertencentes a esta temática trabalhos que abordem mídias independentes, portais de notícia, blogs, TVs digitais, entre outros, assim como análises de discursos e enquadramentos;

  •      Movimentos Sociais no Ciberespaço: a partir da internet, houve uma nova forma de organização de movimentos sociais: as redes sociais. Dessa maneira, a temática reúne trabalhos que pesquisem sobre essas relações; sobre o movimento LGBT, o movimento feminista, o movimento negro, assim como manifestações como as de Junho de 2013 e a influência das redes sociais e das mídias independentes para a efetivação desses movimentos;

  •     Desvios e Desobediências Digitais: tomando como base a resistência e a cibercultura, esta temática tem como objetivo dialogar com os movimentos contrários aos sistemas, contrários à Órgãos de Inteligência, contrários ao controle de dados, ao BigData, além de estudos sobre ciberterrorismo e hackers.


Reconhecendo que existem pessoas que são engajadas com causas sociais ou outros tipos de ativismos e que produzem conhecimento, mesmo que não necessariamente possuem titulação acadêmica, aceitaremos também a submissão de trabalhos por ativistas independentes. Dessa forma, teremos como escopo ativistas independentes, estudantes de graduação e pós-graduação que pesquisem ou se interessem pelo tema e professores e profissionais da área.

Reconhecemos, também, o alto custo para a participação de eventos acadêmicos (que acabam por envolver não só a inscrição do evento em si, como também transporte, alimentação e estadia), o que acaba por gerar um recorte de classe muito grande nesses eventos. De forma a querer integrar pessoas que nem sempre conseguem participar por motivos financeiros, optamos pela alternativa de aceitar Pedidos de Isenção Financeira (PIF). Para isso, é necessário enviar um email para encontrociberpoliticaufscar@gmail.com, contendo no campo do assunto PIF entre colchetes e o nome e sobrenome da pessoa interessada (exemplo: [PIF] Fulane de Tal), justificando o pedido. Lembrando que aqui cabe o bom-senso de pessoas que possuem condições não tentarem burlar essa ferramenta de inclusão, podendo resultar em cancelamento da inscrição do evento



Normas para Envio de Trabalhos:

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais da área e ativistas independentes poderão submeter resumos para o evento.

Será aceita a inscrição de somente um trabalho por autoria principal, mas permitida a inscrição de mais de um trabalho em co-autoria. Cada trabalho pode ter, no máximo, uma autoria principal e duas co-autorias.

Somente os trabalhos que respeitem todos os prazos de envio e que forem apresentados no Encontro de Mídias Digitais e Ciberpolítica serão certificados e publicados nos Anais do evento, com ISSN.

A apresentação e a publicação dos trabalhos estão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição, salvo estudantes de graduação, ativistas independentes e pessoas que tiveram seu pedido de isenção deferido.


Normas para a submissão do Resumo (download do Template):

O Título deve estar em negrito, fonte Times New Roman 12 e centralizado.

A autoria deve estar indicada abaixo do título, alinhada à direita, com o nome da autoria principal e co-autoria (se houver), informando em notas de rodapé: Maior titulação (completa ou em andamento) em Instituição (email). Agência de fomento (se houver).

Os resumos devem conter entre 300 e 400 palavras, com o espaçamento simples entre linhas, centralizado e fonte Times New Roman tamanho 12.

Devem conter apresentação do objeto de pesquisa, objetivos, metodologia empregada, resultados e conclusão, sempre obedecendo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As palavras-chave (de 3 a 5) devem estar em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

Devem ser enviados para o email encontrociberpoliticaufscar@gmail.com no formato .doc ou .docx até o dia 17/11.

Os resumos que não seguirem as normas aqui expostas poderão ser excluídos a critério da organização.

Normas para envio de Trabalho Completo:

Trabalhos de 10 a 15 páginas (contando referências).

Em breve normas completas.

Prazos:

Prazo para o envio de resumos: 17/11;

Resultado dos trabalhos aprovados: 20/11;

Prazo para envio dos artigos completos: 01/12;

Evento: 08/12.